Busca:
Conheça também:

O Barista

Barista, palavra derivado do italiano “baristi”, no sentido singular desta palavra significa apenas “atendente de bar”.


Más para nós do Espaço do Barista, o Barista qualificado é um mixologista na arte de extrair todo o potencial do Gão de café e transforma-lo em uma bebida harmônica e inigualável.


Na caminhada para se tornar um profissional completo o Barista precisa conhecer todas as etapas, desde as diversas variedades, características, regiões produtoras, tipos de solo, clima e altitude ideal para o cultivo de cada espécie, colheita, pós colheita, torra e moagem ideal para cada método de extração da xícara perfeita, em síntese, o Barista tem que conhecer o café da terra a xícara. Todo este conhecimento irá proporcionar ao cliente uma experiência única em cada xícara servida.


Não é a instituição forma um Barista, a pessoa já nasce Barista, o máximo que se consegue é apontar o caminho, pois o amor pelo café é algo que vem de dentro de cada um.


No Brasil se comemora o Dia do Barista em 24 de Maio, que não por mera coincidência, este é o mesmo dia que comemoramos o Dia Nacional do Café.


 


Os dez mandamentos de um barista


Segundo Fabrício Campo Dall`Orto......


1) Mantenha seus instrumentos sempre prontos


Seus instrumentos de trabalho mais básicos são a máquina, moinho, temper e a picher. Todos devem estar bem limpos e prontos para o trabalho, e se eles não tiverem um bom desempenho, a culpa não é deles e sim de quem não os preparou adequadamente.


2) Trabalhe com amor e dê o seu melhor


Um bom Barista, não precisa trabalhar na melhor cafeteria. O bom Barista simplesmente transforma a cafeteria em que trabalha na melhor.


3) Mantenha seu local de trabalho em ordem


Desde da escolha do grão, até a xícara, tudo precisa estar em ordem para que no meio do processo não aconteça imprevistos. O local de trabalho deve estar sempre bem organizado.


4) Aproveite com inteligência


Aproveite tudo, pois todo desperdício, significa lucro em potencial sendo jogado no lixo.


5) Combine com precisão


O sabor de cada bebida é realçado pela combinação adequado de cada produto. Conhecer as peculiaridades dos sabores e adequá-los ao resultado final desejado requer precisão e uma prática interminável.


6) Domine o processo


Um autêntico barista tem tal intimidade com todo o processo e desenvolve um sexto sentido para o tempo exato de preparo das bebidas.


Aprenda sobre o seu trabalho, em todas as suas formas, começando pela escolha do grão até a xícara perfeita.


7) Aprenda sobre o mundo do café


Prove diferentes bebidas.


Conheça outras cafeterias, estude sobre os diferentes tipos de grãos, visite fazendas, torrefadores e empresas de classificação de café, enfim, conheça todo processo, pois isso irá ampliar sua formação de barista.


8) Conheça os clássicos


Não importa sua experiência, as bebidas clássicas sempre lhe inspirarão com técnicas para aprimorar e ampliar seus horizontes.


9) Aceite críticas


A crítica é o jeito do público te dizer como melhorar nos seus impulsos criativos.


É importante aprender com as criticas e também saber como criticar de maneira construtiva.


10) Mantenha um diário de suas receitas


Não dá para se lembrar de tudo o que se preparou durante a vida. Use um diário, assim fica mais fácil reviver tais memórias gustativas.


 


SIMPLES ASSIM!!!!